Pular para o conteúdo principal

O oceano no fim do caminho, Neil Gaiman




Título | O oceano no fim do caminho
Autor | Neil Gaiman
Editora | Intrínseca
Ano | 2013
Páginas | 208

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo.

A obra, Oceano no fim do Caminho, título original de ,The Ocean at the End of the Lane, escrita por Neil Gaiman – Ilustre autor de romances  e quadrinhos -, através da editora Intrínseca, publicado em 18 de junho de 2013.


Em O Oceano no fim do Caminho, Neil, já no primeiro capítulo traça um caminho pela infância do protagonista, o garoto, a solidão e exclusão vivenciadas por ele, pois ninguém vai ao seu aniversário de sete anos. E quando ganhou um gato chamado, fofinho e a coleção completa de As Crônicas de Nárnia, de presente, percebeu que, Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma.

Por causa de uma crise financeira seus pais o colocam no sótão, lhe improvisando um quarto. Passando a alugar seu quarto para receber hóspedes. Mas, além de perder seu quarto com sua pia amarela, exatamente do seu tamanho, também perdeu Fofinho, pois acidentalmente o inquilino, minerador de opala, o atropelou. Sentindo-se em dívida, o minerador de opala lhe trouxe Monstro,

Aí está. Gato por gato — disse o minerador de opala, e bagunçou meu cabelo com a mão
que lembrava couro.Então saiu para o corredor, deixando-me na cozinha com o gato que não era o meu gatinho.
O homem espiou por detrás da porta.
— Ele se chama Monstro — falou.
Aquilo me pareceu uma piada de mau gosto.

Uma narrativa interessante que constitui uma obra única. Dentro dela há um protagonista sem nome, o consentimento da solidão – mesmo com os presentes que ganhou de aniversário -, e um deles que virá a falecer, o luto por Fofinho e a perda do quarto com a pia perfeita. É no mínimo, um emaranhado fascinante e excêntrico, ainda à luz do primeiro e segundo capítulos.

O garoto conhece sua única e leal amiga, Lettie Hempstock e nesse mesmo dia, conhece o oceano que é lago ou o lago que é oceano?!

— É um oceano de verdade? — perguntei.
— Ah, é sim — respondeu ela.
Deparamos com ele de repente: um galpão de madeira, um velho banco e, entre os dois, um lago de patos, a água escura salpicada de lentilhas-d’água e ninfeias. Havia um peixe morto,prateado como uma moeda, boiando de lado na superfície.
— Isso não é bom — disse Lettie.
— Achei que você tinha dito que era um oceano — falei. — É só um lago, na verdade.
— É um oceano — insistiu ela. — Nós o atravessamos quando eu ainda era bebê, quando
viemos da velha pátria.

Então, conhece a terrível e temível, Úrsula Monkton, que aparece justamente quando ações e planos sujos e suspeitos, estão envolvendo as pessoas em coisas ruins. Pois é, os acontecimentos que viram será uma sucessão de desafios complexos e perturbadores.
Diante de tantos mistérios, fatos marcantes, lembranças esvoaçantes, a mistura da fase adulta e infância, sentimentos indagadores e verdadeiros, traçam a o caminho que um garoto fez até encontrar as respostas, segredos... o oceano.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorria! é só um mal dia, não uma vida má

Talvez esse seja o grande erro que cometemos: nos desesperamos com coisas pequenas. É sabido que qualquer coisa - por mais simples que seja - que aconteça sem que estejamos preparados, e que seja mau, nos desestabiliza. Mas, não podemos deixar que isso interfira diretamente na nossa vida. Ficar tristes por muito tempo por causa de um problema não é bom, nem para você e nem quem está a sua volta. Sempre acaba respingando e descontando em quem não tem nada com isso. Hoje foi um dia ruim? Respira, respira fundo, amanhã é outro dia e as coisas podem e vão ser diferentes, basta VOCÊ ser diferente.

Procura-se Um Marido, Carina Rissi

Nas minha andanças pela livraria Saraiva aqui da minha cidade, me deparei com esse livro lindo. E para não perder esse costume feio, me interessei, primeiramente, pela capa do que pelo conteúdo. Não conhecia a Carina Rissi e nem sabia que era uma escritora brasileira de sucesso. Em que mundo eu estava? Provavelmente do livro em que estava lendo. Mas, como o preço estava em conta, no site da loja, é claro, comprei-o. E não me arrependi. Sorrir muito com esse livro, e me emocionei também. Não esta na lista dos melhores do ano, mas com certeza, está na de melhores livros para se passar o tempo. Leitura rápida e muito boa. Confere a resenha completa e se delicia nesse romance brasileiríssimo. Está mais do que na hora de darmos valor a nossa literatura. ● Procura-se Um Marido ● Carina Rissi ● Verus ● 2012 ● 472 páginas ✿✿✿  BOM -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Alicia sabe curtir a vi

Pipoca, refri e chocolate. Bora assistir filmes?

Sexta-feira a noite e você não vai sair hoje? Não tem problema, você não vai ficar só. Vai lá colocar a pipoca na panela, pega o refri na geladeira e dá play no filme e fica coladinha com aquele galã ou aquela mocinha charmosa. É só escolher com qual vai começar. A noite é uma criança, meu bem. Na seleção abaixo você vai chorar, rir, gargalhar, ter raiva, alegria, tudo ao mesmo tempo. Aproveitem! Se já assistiu, assiste outra vez! Simplesmente acontece (2015) Os jovens britânicos Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos inseparáveis desde a infância, experimentando juntos as dificuldades amorosas, familiares e escolares. Embora exista uma atração entre eles, os dois mantêm a amizade acima de tudo. Um dia, Alex decide aceitar um convite para estudar medicina em Harvard, nos Estados Unidos. A distância entre eles faz com que nasçam os primeiros segredos, enquanto cada um encontra outros namorados e namoradas. Mas o destino continua atraindo Rosie e Alex um ao outr